O Parkour é uma disciplina que vem se destacando em brades produções cinematográficas como: 007: Cassino Royale (2006), onde o personagem Mollaka impressiona com sua agilidade. No entanto, ele é muito mais do que a série de movimentos ágeis e impactantes que vemos nas telas. Conhecido como a arte do deslocamento, o Parkour nos ensina a transpor diversos tipos de barreiras, naturais ou artificiais, por meio de movimentos como corrida, saltos, escaladas, rolamentos e outras técnicas corporais. Além disso, seus benefícios vão além da performance física, promovendo uma mente mais resiliente e adaptável.
Índice de conteúdo
ToggleSe você já se sentiu impactado por essa filosofia de movimento, seja pelos seus desafios, pela sua estética ou pela sua capacidade de transformar o indivíduo, este guia foi feito para você! Aqui, você não aprenderá apenas o que é Parkour, sua rica história e movimentos, mas também como começar a praticar com segurança, quais os verdadeiros benefícios para o corpo e mente, e por que a segurança é o pilar central desta jornada.
Prepare-se para desvendar um universo de movimento, superação e autoconhecimento.
Prepare-se para dominar o Parkour!
Parkour: O que é e qual a sua origem?
A educadora física e professora de Parkour Bruna Rodrigues Villanova Cref: 202787-G/SP ( Escola EVT Parkour) destaca que o Parkour é uma disciplina física que consiste em mover-se de um ponto a outro, ultrapassando obstáculos com o próprio corpo, envolvendo movimentos de correr, saltar, rolar e se equilibrar.
O site Britannica (https://www.britannica.com/sports/parkour) menciona que o Parkour foi desenvolvido na França em meados dos anos 80. Sua técnica se origina da união de diferentes estilos ginásticos com o método naturelle de Georges Hébert. No início, o treinamento era baseado em corrida, salto, escalada, equilíbrio, natação e defesa. A versão atual que conhecemos foi desenvolvida por David Belle, que criou a disciplina tendo como inspiração o treinamento físico militar de seu pai.
Para o American Parkour (https://americanparkour.com/parkour-defined/), entre os princípios fundamentais da modalidade estão:
- Eficiência: quando você realiza movimentos de forma otimizada, com o mínimo de energia e risco à segurança.
- Força e condicionamento: o treinamento recorrente é de extrema importância para o desenvolvimento da força, resistência e flexibilidade, requisitos necessários para a prática segura.
- Adaptabilidade: é a capacidade de se adaptar ou ajustar cada movimento de forma precisa a cada obstáculo.
- Respeito: o respeito pelo ambiente, pelos demais praticantes e por você mesmo é essencial para o desenvolvimento do Parkour.
- Autoconfiança e autoconhecimento: entender suas limitações e trabalhar para superá-las, e construir uma nova autoimagem.
Parkour: Esporte ou disciplina? Qual o verdadeiro objetivo?
Quando falamos em Parkour, uma dúvida comum surge entre muitas pessoas: é um esporte ou uma disciplina? O Parkour é uma modalidade que herdou inúmeras técnicas de ginástica, no entanto, a sua compreensão está além do movimento corporal. Diferente da grande maioria dos esportes amadores ou de alto rendimento que são passíveis de regras, o Parkour é uma disciplina onde o praticante pode se desenvolver de forma livre, focando na superação pessoal, no autoconhecimento e na adaptação.
O verdadeiro Parkour promove aos seus praticantes a capacidade de superar desafios, tanto físicos quanto na vida, por meio do trabalho físico, desenvolvimento do autocontrole, da resiliência e da confiança. Um dos principais princípios da modalidade é promover a construção de habilidades que irão ser aplicadas em situações da realidade, não se limitando a exibições e campeonatos.
O site Parkour Generations [https://parkourgenerations.com/the-tao-of-parkour/] afirma que:
Parkour, como Jeet Kune Do, é um conceito que se aplica ao próprio treinamento. Não é tanto uma maneira de pensar, mas uma maneira de aprender a pensar sobre o próprio movimento, aprender a treinar para alcançar os próprios objetivos auto estabelecidos: uma filosofia rígida de enfrentar a verdade de onde está sua capacidade agora e ver exatamente como e o que você tem que fazer para chegar onde você quer estar.
Essa abordagem de pensamento e treinamento remete aos conceitos do Jeet Kune Do, arte marcial desenvolvida por Bruce Lee.
Parkour, Freerunning e Acrobacia: Entenda as diferenças
Apesar de o Parkour ter características próprias, é muito fácil confundi-lo com outras modalidades esportivas. Embora haja diversas semelhanças entre o Parkour, Freerunning e acrobacias, é muito importante entender suas diferenças e particularidades.
- Parkour: é uma disciplina focada na eficiência e fluidez do movimento para superar qualquer tipo de obstáculo. A rota mais direta e eficaz é sempre o objetivo, com foco na utilidade e segurança.
- Freerunning: derivado do Parkour, o freerunning incorpora elementos de acrobacia e movimentos mais expressivos. Diferente do Parkour, ele permite uma maior liberdade de expressão através do movimento, o que pode incluir flips e spins.
- Acrobacia: é uma modalidade de movimentos corporais complexos como saltos mortais, giros e piruetas focados no espetáculo e entretenimento, geralmente executados em ambientes fechados e com o auxílio de equipamentos específicos. As acrobacias não estão ligadas à transposição de obstáculos, e sim, à execução de exercícios ginásticos.
Entender como essas modalidades se diferem é essencial para compreender as técnicas e filosofias encontradas no Parkour.
Os Fundamentos do Parkour: Movimentos Essenciais
O Parkour é considerado a arte do deslocamento, uma forma eficiente de se mover de um ponto a outro, ultrapassando obstáculos com o próprio corpo, envolvendo movimentos de correr, saltar, rolar e se equilibrar. Para dominar essa disciplina, é fundamental compreender como executar os seus movimentos básicos e treiná-los até que você execute com fluidez e segurança.
Como já sabemos, a prática leva à perfeição! Uma vez que você aprendeu os movimentos básicos do Parkour, praticá-los de forma recorrente fará com que você não execute apenas acrobacias, mas compreenda como superar obstáculos de forma prática e controlada.
Principais Movimentos do Parkour: A Base do Deslocamento
Segundo a educadora física e professora de Parkour Bruna Rodrigues Villanova (Cref: 202787-G/SP, Escola EVT Parkour), a disciplina possui uma gama de movimentos que compõem sua estrutura técnica, sendo os seguintes os mais importantes:
- Saltos (Jumps & Precisions): incluem o Salto de Precisão, que exige controle, precisão, equilíbrio e absorção de impacto.
- Salto de Precisão (Precision Jump): saltos que exigem controle, precisão, equilíbrio e absorção de impacto. São utilizados para aterrissar em superfícies pequenas e elevadas.
- Salto de Distância (Gap Jump): saltos utilizados para transpor grandes vãos horizontais. Suas características estão associadas à propulsão e aterrissagem controladas.
- Salto de Gato (Cat Leap/Climb-up): é um salto muito utilizado para escalar. O atleta salta para um muro ou obstáculo e fica agarrado com as mãos, logo após, se impulsiona para cima.
Transposições (Vaults)
- Safety Vault: é uma técnica básica em que o atleta apoia a mão sobre o obstáculo e passa uma perna por cima, seguida da outra, mantendo o controle e a segurança.
- Speed Vault: permite transpor o obstáculo com velocidade, passando por cima com uma perna enquanto se impulsiona com a mão oposta.
- Kong Vault (ou Monkey Vault): é uma técnica que o atleta realiza um impulso com as mãos sobre o obstáculo e passa as pernas por entre os braços.
- Dash Vault: similar ao Kong, esta técnica permite que as pernas passem primeiro, impulsionadas pelas mãos que chegam logo em seguida.
Escaladas e Equilíbrio (Climbing & Balance)
- Escaladas (Climbing): são técnicas utilizadas para escalar muros e paredes. Ela utiliza movimentos como Pop-up e Muscle-up.
- Equilíbrio (Balance): é habilidade que permite o deslocamento sobre superfícies estreitas e elevadas através do desenvolvimento da propriocepção e o controle corporal.
Absorção de Impacto (Landings & Rolls)
- Aterrisagens (Landings): são técnicas utilizadas para absorver o impacto em saltos utilizando a flexão dos joelhos e a musculatura das pernas para dissipar a energia e proteger as articulações.
- Rolamentos (Rolls): o rolamento é uma técnica que permite diminuir o impacto de aterrissagens executadas de grandes alturas. Para executar o rolamento, o atleta rola sobre o ombro e as costas, distribuindo a força pelo corpo e evitando sobrecarga em um único ponto.
Quais são os 3 movimentos mais usados no Parkour?
A educadora física e professora de Parkour Bruna Rodrigues Villanova (Cref: 202787-G/SP, Escola EVT Parkour) afirma que, embora seja um desafio escolher apenas 3 movimentos, a fluidez do Parkour depende de adaptação a cada tipo de ambiente. No entanto, se levarmos em consideração os movimentos essenciais e mais utilizados por sua versatilidade e importância na segurança e desempenho, destacam-se:
- Vaults (Transposições): são técnicas fundamentais para superar obstáculos horizontais, como muros e grades. O Safety Vault é um dos mais conhecidos e ensinados no início, focando na segurança e no controle ao passar por cima de barreiras.
- Precisão (Precision Jumps): consiste em saltar de um ponto para outro, aterrissando com exatidão sobre superfícies pequenas ou elevadas com os dois pés juntos.
- Wall Run (Corrida na Parede): é uma técnica que permite escalar muros e superfícies verticais com agilidade. Ela utiliza a velocidade, o impulso da corrida e o apoio dos pés na parede para alcançar alturas maiores e sobrepor obstáculos.
Benefícios físicos e mentais do Parkour
A prática do Parkour contribui significativamente para uma formação integral de seus praticantes, indo além dos benefícios físicos e mentais. Ao desafiar o corpo e a mente na superação de obstáculos, a disciplina estimula uma melhoria contínua e gradual em diversas áreas da vida, incluindo aspectos sociais, pessoais e comportamentais.
De acordo com o estudo Efeitos do treinamento de parkour na aptidão física relacionada à saúde em adolescentes do sexo masculino, publicado no conceituado site ScienceDirerct (https://www.sciencedirect.com/org/science/article/pii/S1875399X17000019), a prática do Parkour proporcionou uma melhora da força, aumento da força explosiva e melhor adaptação cardiovascular. No entanto, vale a pena observar que o estudo não constatou um aumento significativo da composição corporal.
Benefícios físicos
A prática regular do Parkour promove diversos benefícios físicos ao corpo, dentre eles estão:
- Força Muscular.
- gilidade e Velocidade.
- Coordenação Motora.
- Resistência Cardiovascular.
- Equilíbrio.
- Flexibilidade e Mobilidade.
Benefícios mentais
Além das transformações físicas, o Parkour também atua no desenvolvimento mental e emocional do praticante. Sua prática estimula as adaptações necessárias para transpor barreiras, levando o indivíduo a confrontar medos, pensar criativamente e desenvolver uma mentalidade de superação.
- Resolução de Problemas.
- Disciplina e Foco.
- Superação de Medos.
- Autoconfiança e Autoconhecimento.
- Resiliência.
- Conexão com o Ambiente.
Em suma, o Parkour é uma disciplina holística que fortalece o corpo e a mente, preparando os praticantes não apenas para superar obstáculos físicos, mas também para enfrentar os desafios da vida com maior confiança, resiliência e adaptabilidade.
Como começar a praticar o Parkour: guia para iniciantes
Iniciar a prática de uma modalidade como o Parkour pode parecer desafiador, mas com a orientação de um professor qualificado, a torna uma disciplina rica, segura e fascinante. O mais importante é começar gradualmente, respeitando seus limites, manter paciência e resiliência e buscar orientação adequada.
Onde treinar
Uma das vantagens do Parkour é a diversidade de locais e ambientes onde ele pode ser praticado. Você não precisa de uma academia luxuosa, mas saber como utilizar o espaço que tem disponível.
- Áreas urbanas: estas áreas oferecem diversos obstáculos para a prática da disciplina, como escadas, bancos, muretas e praças, sendo o playground do Parkour. Iniciar com obstáculos baixos irá lhe proporcionar um maior aperfeiçoamento técnico e, o melhor, com segurança.
- Parques: são ótimas opções para quem está iniciando no Parkour, pois eles oferecem um universo natural, com obstáculos de diversos níveis e principalmente espaços gramados, ideais para quem está iniciando.
- Academias especializadas: apesar de a disciplina ser comumente prática em lugares abertos, existem academias personalizadas ( como a EVT Parkour) com obstáculos artificiais que são ótimas opções para quem está começando. Além dos professores qualificados, a academia oferece equipamentos de segurança como colchões para a maior segurança dos iniciantes.
Por onde começar?
A World Freerunning Parkour federation (https://wfpf.com/how-to-learn-parkour-where-to-start/) menciona que ter a vontade de aprender Parkour é um grande começo, mas você não se tornará um profissional muito rapidamente. Para chegar ao nível de atletas profissionais, existe uma curva de aprendizado que não pode ser ignorada.
6 dicas para começar a aprender o Parkour
- Segurança em primeiro lugar: uma condição imprescindível para a prática é o cuidado com a segurança. Como qualquer esporte, o Parkour também tem seus riscos. Invista em calçados e roupas de qualidade e também considere utilizar equipamentos de segurança como joelheiras e luvas para minimizar os riscos de lesões.
- Comece certo: para se obter sucesso no Parkour, você deverá construir uma base sólida, e isso não se trata apenas de acrobacias, e sim, de dominar as técnicas básicas. Invista em treinamento de força, resistência e flexibilidade, pois estas qualidades estão diretamente associadas a qualidade dos movimentos do Parkour.
- Controle e consciência espacial: a essência da disciplina está em torno do desenvolvimento da consciência corporal. Concentre-se em cada técnica, em cada espaço e movimento e deixe seu corpo absorver a essência e o controle espacial do Parkour, que será crucial para o aprimoramento das suas habilidades.
- Aprenda os movimentos básicos: antes de passar para um próximo nível, certifique-se de que já adquiriu o domínio dos movimentos básicos, pois além de lhe permitir dominar movimentos e saltos mais complexos, eles lhe proporcionarão a segurança e confiança necessárias para uma progressão de sucesso.
- Supere o medo: dominar o medo é importante para que você possa praticar o Parkour de forma segura, e assim, desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento do Parkour, pois fará com que você supere as barreiras mentais e supere seus limites.
- Compartilhe a emoção: Parkour é um estilo de vida que prospera em comunidade. Procure aulas locais e converse com atletas veteranos. Com isso, você irá trocar dicas e experiências que serão benéficas para o seu crescimento.
Perguntas Frequentes sobre Parkour
O que é o esporte Parkour?
O Parkour é um esporte que tem como objetivo ultrapassar obstáculos do ambiente usando apenas o próprio corpo.
O que é Parkour?
O Parkour é uma prática que consiste em se mover de um ponto ao outro ultrapassando obstáculos usando o seu próprio corpo. Ele envolve correr, saltar, pular, rolar e se equilibrar.
Qual é a história do Parkour?
O Parkour surgiu na França nos anos de 1980, foi criado por David Belle inspirado pelo treinamento físico do seu pai que era militar.
Qual é a regra do Parkour?
O Parkour até o momento não tem regras específicas, é um esporte bem novo que vem crescendo somente agora, então ainda é tudo muito recente.
Quais são os benefícios do Parkour?
Melhora o condicionamento físico, coordenação motora e equilíbrio, velocidade, força e mobilidade, flexibilidade. Além de benefícios mentais como autoconfiança, controle do medo, disciplina e criatividade.
Qual é o lema do Parkour?
O lema mais conhecido é “Ser forte para ser útil”.
Quais são os equipamentos do Parkour?
O principal equipamento é o seu próprio corpo, somente com isso você consegue praticar. Porém, tem alguns equipamentos para se sentir mais confortável como tênis apropriado, roupas confortáveis, treinar em academias com colchões e espaços mais apropriados.
Quais são os riscos do Parkour?
O Parkour, ao contrário do que muitos acham, não é um esporte de muitos riscos se for praticado com professores da forma correta. Os mais comuns são torções no pé ou tornozelos e arranhões, às vezes por raspar nos obstáculos.
Qual é a origem do nome Parkour?
O nome Parkour significa “percurso”, é uma palavra francesa.
Qual é o objetivo do Parkour?
O objetivo do Parkour é se mover de forma rápida, fluida e eficiente de um ponto ao outro, superando os obstáculos que aparecem no caminho.
Onde o Parkour é praticado?
O Parkour pode ser praticado nas ruas, às vezes tem alguns lugares mais conhecidos que chamamos de Picos, e é praticado em academias específicas de Parkour que vêm crescendo bastante.
Conclusão
Ao longo deste guia, exploramos o universo do Parkour, desde suas raízes até os seus benefícios para a saúde. Também vimo como ele se distingue de outras modalidades como o Freerunning e as Acrobacias.
Conhecemos e compreendemos seus principais movimentos como os Vaults, Wall Run, entre outros. Além disso, entendemos que o Parkour é muito mais do que movimentos, é uma filosofia de vida que promove a superação, crescimento pessoal, maturidade, dentro outros benefícios.
O Parkour é uma disciplina que convida você a refletir sobre seus limites, conectar seu corpo e mente e descobrir o potencial que há em você para superar seus desafios, tanto nos obstáculos urbanos quanto na jornada da vida.
Fontes
https://www.britannica.com/sports/parkour Acessado em 18/06/2025
https://parkour.com/the-definitive-origin-of-parkour-david-belles-legacy/ Acessado em 18/06/2025
https://americanparkour.com/parkour-defined/ Acessado em 18/06/2025
https://parkourgenerations.com/the-tao-of-parkour/ Acessado em 18/06/2025
https://www.healthfitnessrevolution.com/top-10-health-benefits-parkour-free-running/ Acessado em 18/06/2025
https://www.sciencedirect.com/org/science/article/pii/S1875399X17000019 Acessado em 18/06/2025
https://wfpf.com/how-to-learn-parkour-where-to-start/ Acessado em 19/06/2025
https://www.citylegends.io/blog/parkour-for-beginners Acessado em 19/06/2025
Referência em performance humana, Alexandre Bento soma três décadas como Educador Físico e Professor Faixa Preta em Kung Fu. Sua metodologia única é respaldada por mais de 10 títulos nacionais como mentor técnico.