Você já se sentiu contagiado pelos lindos movimentos da ginástica artística? Se a sua resposta foi sim, compartilhamos da mesma sensação!
Índice de conteúdo
ToggleA ginástica artística é uma modalidade que transcende o tempo, e a cada ano, vem conquistando cada vez mais adeptos, e isto não é por acaso. A combinação de habilidades atléticas, coreografias envolventes, expressão corporal, precisão e elegância dos movimentos, fazem da ginástica artística uma modalidade única, que inspira e encanta pessoas do mundo inteiro.
Quer saber mais detalhes sobre esta belíssima modalidade esportiva? Venha conosco, pois, iremos mergulhar neste fascinante universo.
O que é ginástica artística?
Segundo a professora Gabriela Caroline Micheleto – Cref 135399-G/SP da Escola Yupi de GA, a ginástica artística é uma modalidade em que os atletas executam um conjunto de exercícios em uma série de aparelhos oficiais que exigem:
- Força física;
- Potência;
- Agilidade;
- Flexibilidade;
- Graça;
- Controle;
- Coordenação e equilíbrio.
A especialista ainda afirma que a GA, foi uma das modalidades introduzidas nos jogos olímpicos em 1896 em Atenas.
Qual é a história da ginástica?
A ginástica artística teve sua origem na Grécia Antiga. A modalidade foi inicialmente utilizada para melhorar o desempenho físico entre os gregos, mas, também foi direcionada a preparação física dos guerreiros. No Egito Antigo, as pessoas realizavam acrobacias circenses ao ar livre com o intuito de entreter as pessoas que transitavam pelas ruas.
Segundo artigo publicado no site do Comitê Olímpico Brasileiro, em 1811, o alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn criou a primeira escola de ginástica artística, onde, além de aperfeiçoar tecnicamente a modalidade, criou saltos e desenvolveu aparelho como:
- Cavalo com alças;
- Trave;
- Barras paralelas;
- Barra horizontal.
A Federação Internacional de Ginástica foi fundada em 23 de julho de 1881, em Liège na Bélgica. A GA estreou nas olimpíadas de Atenas em 1896 com apenas cinco países participantes e em 1951 nos Jogos Pan-americanos.
Modalidades
A GA é dividida em 6 modalidades, sendo elas:
- Individual Geral Feminino*
- Individual por Prova Feminino**
- Equipes Femininas* Individual Geral Masculino* Individual por Prova Masculino
- Equipes Masculinas***
Em provas individuais gerais, o atleta se apresenta em todos os aparelhos. Será o vencedor aquele que acumular a maior nota na soma entre eles.*
Nas modalidades individuais por provas, as somas das notas são referentes apenas a um aparelho. Desta forma, o atleta que tirar a maior nota, será consagrado campeão no aparelho apresentado.**
Na modalidade de competição por equipes, competem 3 atletas em cada prova, cada um executando uma série individualmente. Para o resultado, são somados os pontos de cada prova.
Quais os aparelhos da ginástica artística?
Segundo o professor Renan Gesca Murta da Escola Yupi de GA, os aparelhos são divididos em duas categorias principais, sendo elas: feminina e masculina.
Cada categoria tem seus devidos aparelhos, entre eles estão:
Categoria Feminina
- Solo;
- Salto sobre a mesa;
- Barras assimétricas;
- Trave.
Categoria masculina
- Solo;
- Salto sobre a mesa;
- Barras paralelas;
- Barra fixa;
- Argolas;
- Cavalo com alças.
Veja também
- Creatina Micronizada: o que é, benefícios e como usar
- Melhor creatina monohidratada: o que é, para que serve e 10 opções
- Guia completo de exercícios de academia
- Whey Protein sem segredos: o guia que você precisa
- Wushu: informações exclusivas que ninguém contou
Quais são os benefícios que a ginástica artística?
A prática da Ginástica Artística oferece inúmeros benefícios físicos e mentais. Dentre os principais benefícios estão:
- Molhara da postura;
- Aumento da flexibilidade;
- Desenvolvimento da consciência corporal;
- Fortalecimento muscular;
- Fortalece o trabalho em equipe;
- Melhora da concentração.
Qual o salto mais difícil da ginástica artística?
Se pensarmos de forma global, todos os saltos da GA são de alto grau de dificuldade. No entanto, a medida que você for se aprimorando tecnicamente na modalidade, os saltos vão ficando mais fáceis de serem realizados.
Para a professora Gabriela Caroline Micheleto Cref 135399-G/SP, na atualidade, o salto mais difícil de ser realizado na GA, é o Yurchenko Double Pike (Biles 2), onde o atleta salta de costas em direção ao aparelho, se apoia com as mãos e toma impulso para fazer dois mortais com as pernas esticadas.
Qual a diferença entre a ginástica artística masculina e feminina?
Apesar da grande semelhança, a ginástica artística masculina e feminina tem diversas diferenças. Abaixo, iremos citar algumas diferenças entre as rotinas de homens e mulheres.
- Exercício de solo: As mulheres apresentam uma rotina coreografada, com muito ênfase na flexibilidade, movimentos de dança e com acompanhamento musical. Já os homens, apresentam uma rotina focada força, agilidade, movimentos explosivos e acrobáticos.
- Barras Assimétricas e Paralelas: As mulheres se apresentam nas barras assimétricas, onde apresentam movimentos com balanços, lançamentos, giros acrobáticos e voos de uma barra para outra. Os homens competem nas barras paralelas, que tem um foco maior nos movimentos de força, equilíbrio, sustentação, giros acrobáticos.
- Trave e Cavalo com alças: Os movimentos executados pelas mulheres na trave são focados em saltos, giros e elementos acrobáticos complexos, que acabam exigindo um alto nível técnico.
Regras da ginástica artística
As regras da ginástica artística são estabelecidas conforme a categoria de competição. Quer saber mais informações sobre as regras oficiais da ginástica artística, clique aqui!
São especificações de regras na ginástica artística:
- Realização de fundamentos durante a competição;
- Tempo de duração das apresentações;
- Contato das mãos nos aparelhos;
- Área determinada para a performance;
- Execução de movimentos limpos que prezem pela movimentação correta;
- Precisão nos saltos e aterrisagens.
São fundamentos da ginástica artística:
- Aterrissagens;
- Deslocamentos;
- Posições estáticas;
- Rotações;
- Saltos;
- Balanços.”
Qual é a nota máxima da ginástica artística?
A nota da Ginástica Artística é avaliada em dois quesitos principais: Dificuldade e Execução. A dificuldade está diretamente relacionada ao grau de complexidade das acrobacias executadas pelos atletas. Já a execução, é uma avaliação da qualidade de execução dos movimentos, tanto durante a apresentação, quanto sua finalização no solo.
A nota máxima para cada uma das avaliações é 10, no entanto, a medida que o atleta comete erros, ela irá sofrer descontos.
Curiosidade
A romena Nadia Comaneci encantou o mundo nos Jogos Olímpicos de Montreal 1976. Ela foi a mais jovem ginasta a ganhar medalha e a primeira a obter nota 10 na ginástica artística feminina. Ao todo, Comaneci conquistou nove medalhas olímpicas;
Quem pode praticar Ginástica Artística?
Segundo o professor Renan Gesca Murta Cref 053234GSP a ginástica artística pode ser praticada por homens e mulheres de qualquer idade. O professor afirma que os motivos que levam os adultos a praticarem a GA são os mais diversos, como:
- Promoção da saúde e bem-estar;
- Aliviar o stress;
- Melhorar a coordenação motora;
- Emagrecer;
- Aumentar a força muscular, entre outros…
Para mais informações sobre aulas de ginástica artística, acesse www.yupiginastica.com.br
Conclusão
A ginástica artística é muito mais do que um esporte, é uma expressão de arte, disciplina e superação em forma de movimentos corporais. Se você procura uma modalidade que pode lhe proporcionar inúmeros benefícios físicos em mentais e uma melhor qualidade de vida, a ginástica artística é para você
É importante salientar que a pratica esportiva deve ser realizada com acompanhamento profissional para ser realizada de forma prazerosa e segura.
Referência em performance humana, Alexandre Bento soma três décadas como Educador Físico e Professor Faixa Preta em Kung Fu. Sua metodologia única é respaldada por mais de 10 títulos nacionais como mentor técnico.