Esgotamento mental: o que é, causas, sintomas e como tratar
O que é esgotamento mental?
Segundo o Dr. Pablo Llompart, esgotamento mental é uma doença que surge a partir do momento que uma pessoa é submetida a momentos de stress sucessívos.
Esta condição pode desencadear diversos problemas físicos e emocionais sistêmicos. Apesar de parecer um simples sintoma de cansaço, ela pode evoluir para problemas mais graves.
A mais comum é a Síndrome de Burnout, uma condição que leva você a completa exaustão mental, física e emocional. Seu efeito é agressivo, que pode te limitar a execução de atividades simples.
Quais são os sintomas (sinais) de esgotamento mental?
Para o Dr. Pablo Llompart, o esgotamento mental ocorre quando há uma sobrecarga de informações e emoções no cérebro. Seus sintomas mais comuns são:
* Dor de cabeça frequente.* Alterações no apetite.* Insônia.* Concentração ruim.* Sentimentos de fracasso e insegurança.* Negatividade constante.* Sentimentos de derrota e desesperança.
Causas de esgotamento mental
São diversas a causas que podem lhe promover o esgotamento mental, dentre elas estão:No trabalho* Carga de trabalho excessiva* Ambiente de trabalho tóxico
* Falha na gestão do tempo.* Falta de reconhecimento profissional e recompensa pelo trabalho árduo.* Hiper conectividade com redes sociais., etc.
* Problemas não resolvidos na família.* Maternidade – paternidade.* Doente na família.* Morte de familiar.* Divórcio, etc.
Como tratar o esgotamento mental?
Para que você possa ter uma vida mais saudável, o Dr. Pablo Llaport recomenda uma mudança na sua rotina diária, priorizando:1 - A conscientização de seus atos.
Lembre-se, o esgotamento mental pode acometer pessoas de qualquer idade, e pode trazer graves complicações para sua vida. Ao sentir sintomas de cansaço extremo, procure ajuda médica.